quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Textos escritos pelas professoras U. E. Solnge Viana


Unidade Escolar “ Solange Viana”

Profª: Ionivia e Dárcia


Aprendendo com e ao longo da vida


A educação é um processo de libertação, de fazer nossas escolhas, de viver nossa vida e não a dos outros, de evoluir na direção de uma maior autonomia e realização.

O maior desafio que temos é aprender a transformar-mos em pessoas cada vez mais humanas, sensíveis, afetivas e realizadas. De nada adianta, saber muito, se não o aplicamos nas nossas vidas.

A educação, sem dúvida, tem uma dimensão claramente social, de aprender com a experiência dos outros, de saber conviver com as diferenças, de contribuir para melhorar a sociedade em que nos encontramos. A educação pessoal acontece ao longo da nossa vida, no desafio de crescer, de evoluir mais em todas as áreas, de aprender a conviver com as pessoas, com os animais, com o planeta, com o universo.

Aprendemos pouco, quando só focamos o lado profissional, quando só acomodamos e não acreditamos que possamos evoluir mais.

Hoje estamos tão preocupados com o que as pessoas pensam, que muitas vezes, agimos como atores, representando papeis que nos desfiguram. A educação precisa insistir mais na construção de uma identidade coerente, que integre o pessoal, o profissional e o social.

Educação como construção pessoal ao longo da vida.

Podemos transformar a nossa vida em um permanente processo de aprendizagem. Em todos os momentos, em todas as situações podemos aprender muito ou pouco, dependendo da nossa motivação.

Quanto mais avançamos em idade, mais claramente mostramos o que aprendemos. A infância e a juventude são fases de descobertas, de busca de identidade, de implantação nos diversos espaços pessoais. É difícil avaliar ainda o que é autentico o que permanecerá como eixo fundamental de cada pessoa.

No começo da idade adulta nós vamos nos definindo em todos os campos – o intelectual, o emocional, o profissional. A nossa personalidade e a maneira de nos adaptamos socialmente ficaram mais perceptíveis, mas ainda enfrentamos problemas.

Ao chegar na maturidade, então, mostramos realmente o que somos, o que aprendemos, o que nos realiza; nossos pontos fortes e fracos.

O desafio mais interessante da nossa vida é transformá-la em um processo continuo de aprendizagem, de evolução e de realização - no meio de contradições, um processo cada vez mais pleno, autentico, rico e profundo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário