sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Projeto: drogas e as suas conseqüências



Objetivo:
  • Conhecer os tipos de drogas usadas pela sua cumunidade;
  • Conhecer como tabular dados de uma pesquisa;
  • Conhecer como produzir  gráficos a partir dos dados de uma pesquisa;
  • Conhecer como calcular o nível de álcool no sangue.

Contextualização do projeto:
Desde a criação do mundo que a bebida alcoólica vem provocando desajustes nas famílias e um dos primeiros casos registrados está escrito no livro do Gênesis, quando após o dilúvio, Noé se embriaga e é visto por seu filho totalmente despido. Hoje em dia, beber tornou-se um comportamento de referência de gente jovem e feliz, como tenta nos convencer os diversos meios publicitários promovidos pelas mídias.

O consumo exagerado que a nossa sociedade está submetida leva as pessoas inconscientemente a outros estímulos que os deixam dependentes.

O álcool pode ser considerado uma droga na medida em que as pessoas abusam do mesmo e perdem as noções do que fazem. Para evitar esses danos às pessoas, algumas entidades estão fazendo campanhas contra o uso das drogas, como na revista da Turma da Mônica em história em quadrinho; mas um outro fator que explica a proliferação das drogas está numa resposta dada pela filha de um pastor americano, quando questionada pela queda das torres gêmeas nos Estados Unidos da América por grupo de terrorista.

Metodologia:
Comparar a quantidade de álcool em uma latinha de cerveja, Skol por exemplo, e um litro de vodka Slova, através de seu rótulo. Quantas latinhas de cerveja são necessárias para igualar a um litro de vodka?
Quais os estágios de álcool (gramas/litros) no sangue provoca no ser humano? Para atingir os objetivos e responder a todas essas perguntas iremos fazer um questionário com seus alunos, pesquisar como calcular os niveis de álcool no sangue (alcoolemia), tabular os dados, elaborar gráficos usando uma planilha eletrônica e fazer uma apresentação final desse projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário