segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

O dia perdido na história




A Bíblia relata nos livros de Josué 10.12-13 “Então Josué falou ao SENHOR, no dia em que o SENHOR deu os amorreus nas mãos dos filhos de Israel, e disse na presença dos israelitas: Sol, detém-te em Gibeom, e tu, lua, no vale de Ajalom. E o sol se deteve, e a lua parou, até que o povo se vingou de seus inimigos. Isto não está escrito no livro de Jasher? O sol, pois, se deteve no meio do céu, e não se apressou a pôr, quase um dia inteiro.” e Isaías 38.7-8 “E isto te será da parte do SENHOR como sinal de que o SENHOR cumprirá esta palavra que falou. Eis que farei retroceder dez graus a sombra lançada pelo sol declinante no relógio de Acaz. Assim retrocedeu o sol os dez graus que já tinha declinado.”Essas duas ocorrência mostram que foram perdido um dia de 24 horas na história da humanidade.

Este relato de Josué ordenando ao Sol que parasse, é um dos casos que alegam alguns que é antecientífico; mas o que dizem os cientistas? Há os que reconhecem mediante provas científicas, a existência de um dia perdidoà história da Terra, mas não aceitam como sendo por causa da oração de Josué, explicam que devidos as diferentes densidades dos gases componentes da atmosfera, através dos quais passam os raios solares, estes se refletem ou se desviam da sua verdadeira direção, tal como uma vara mergulhada parcialmente na água, dando a impressão de estar curva.
Todavia para a grande maioria dos cientistas, a refração daria a impressão de um prolongamento de, no máximo, uma hora. Portanto, um tempo pequeno em relação às 24 horas perdidas ou ao quase dia inteiro de Josué.
Depois de estudar demoradamente o assunto do ponto de vista astronômico, o professor Charles A.L. Totten, da Universidade de Yale (EUA), divulgou um cálculo matemático no qual os equinócios e eclipses foram calculados para trás, a partir do início de século até o solstício de inverno do dia de Josué, e apontaram aquele dia como sendo uma quarta-feira, ao passo que, começando bem antes de Josué e seguindo para adiante, o mesmo solstício de inverno parece ser uma terça-feira. Argumentava Totten que não há cálculo matemático possível capaz de anular a sua a conclusão: um dia de 24 horas tem sido incerto na história do mundo. Outro astrônomo, refez os cálculos e concluiu que até a época de Josué só havia desparecido 23 horas e 20 minutos; faltando portanto 40 minutos mas se você lê o livro de Isaías 38.7-8 citado logo no início do texto, verá que dez graus no relógio do sol corresponde a 40 minutos no nosso relógio atual.
O astrônomo Edwin Ball descobriu haverem-se perdido exatamente 24 horas do tempo solar e o astrônomo Edward Walter Maunder, do Observatório Real de Greenwich, em um interessante trabalho publicado em 1904, indica, além do local o onde Josué se encontrava, também a hora do dia em que ele orou e aconteceu o notável fenômeno.

Bibliografia
Falando de História – Abraão de Almeida – Revista Graça Show da Fé Nº 109

Violência

Este texto foi produzido a partir do vídeo da TV Escola sobre Violência. Turma de Inclusão Digital. Texto coletivo.

Ética

Assistindo ao vídeo da Tv Escola do grupo DVD 1 na pasta 6 sobre ética , cujo o nome do filme é violência, obtivemos o gráfico abaixo:


Pelo dados do gráfico, em cada grupo de 100 mil habitantes, para cada 1 homicídio Japonês corresponde a 99 homicídios no Brasil. O que justifica tanta violência ?

Quais são as causa que levam o nosso país a uma estatística tão vergonhosa?

Será que nós também somos culpados por tal violência?

O que estamos fazendo para minimizá-la? Segundo o apresentador, na imagem abaixo nos deixam um recado: “ Ninguém é obrigado a ter razão, mas todos são obrigados a respeitar os


demais” é essa diferença que nos faz violento - a falta de respeito para com o próximo; no momento em que seguirmos o mandamento que nos foi dado pelo Senhor Jesus Cristo “Amar a Deus sobre todas as coisa e ao próximo como a ti mesmo” estaremos deixando de lado esse nosso egoísmo de acharmos que somente nós temos razão e de que os outros estão sempre errados e, só nós temos a razão e que por isso temos o direito de passarmos por cima de tudo e todos. Falta-nos ouvirmos mais os outros e nos colocarmos no lugar dele para que possamos analisar se gostarímaos de ser tratada daquela maneira.

Assistia ao vídeo que está salva na pasta Vídeos da TV escola do computador de sua escola e façam um questionamentos sobre as principais causa da violência e as diversas modalidades


A causa da violência como o texto afirma é o egoismo das pessoas que só pensam em si mesmas, a ganância de querer ter a qualquer preço, mesmo que seja prejudicando, fazendo mal, ou matando. Não podemos esquecer que todos nós contribuímos com essa violência, de uma forma, ou de outra, porque fazemos parte dessa sociedade individualista, em que ninguém se importa com o próximo.


Uma outra causa da violência está na desigualdade social, que é muito grande no Brasil, na distribuição de renda injusta, em que a maior parte da renda está nas mãos de poucos e a grande maioria vive na miséria. É por causa dessa desigualdade que muitos se revoltam, não se conformam, e praticam a violência.
Certamente, com uma coisa todos concordam que para resolver esse problema da violência a solução mais eficaz e a EDUCAÇÃO, pois uma sociedade educada bem informada saberá escolher uma política e políticos.


A violencia esta causando um grande mal á humanidade, por isso é falta de amor ao proximo,as pessoas estão se matando por um punhado de dinheiro, devemos ser solidario com nossos irmãos e fazer o que jesus nos ensinou.A sociedade está cada vez mais longe de conquistar as melhoras. Aliás tem muitas causas, a corrupçao dos politicos por exemplo, que ganhar as eleiçoes de qualquer jeito sem se importar com as pessoas honestas, nem que machuque os mais fracos.



E a falta de polerancia entre as pessoas que nao admitem serem insultados de maneira alguma pelo...
Eu diria que aviolencia pode ser atribuida a diversas causas como a ausência de politicas públicas de segurança; de emprego; de moradia; de educação e do amor ao pròximo. Desde o princìpio da existência da humanidade ainda quando Adão e Eva tiveram seus primeiros filhos um de seus filhos praticou um ato de violência.

Sempre que se fala em miséria ou violência no Brasil, aparecem estudiosos e artistas na Tv apelando para tolerância e bondade das pessoas. Como se a população trabalhadora e honesta do Brasil fosse pior do que as de outros países, como se nós não respeitássemos ou fôssemos piores que o resto da humanidade. Na verdade, o que ocorre no nosso pais é fruto da má administração política e de uma justiça que não pune. O cidadão comum paga impostos e não são poucos, o equivalente ao cidadão inglês ou alemão, nós fomos criados pelo mesmo pensamento ocidental de ética cristã, por isso nao se justifica dizer que a violência é fruto da tolerância do cidadão. A incidência de crimes no Brasil, não se resume a crime contra negros, homossexuais ou diferenças religiosas. Ela é fruto da certeza da ausência de punições e fiscalização. Como o cidadão comum pode aplicar o mandamento da lei de Deus - amai uns aos outros - ao bandido que lhe pede a carteira, ou com o traficante que lhe droga o filho? Ora nós somos bastante tolerantes, principalmente com os maus políticos e com a bandidagem. Já somos tolerantes porque silenciamos e nos omitimos, essa é a única culpa, se nós temos alguma, pois não é fato que eles estão lá nos representando, representando nossos interesses? Então porque não fazem o que compete a eles e não a nós cidadãos, como nós podemos colocar mais policiais nas ruas, como podemos iluminá-las, garantir que os bandidos sejam presos e permaneçam lá até cumprirem suas penas? O cidadão precisa, pelo que contribui, de tranquilidade para se deslocar para o trabalho, sabendo que seus bens: materiais, fruto do trabalho árduo e honesto, e humanos estão seguros. (Jesiane)

A violencia e um dos piores males da sociedade atual; filhos matando pais; pais matando filhos, nenhum respeito
ao ser humano.

Devemos respeitar e ser solidarios aos outros. Essa nova geraçao, crianças, jovens e adultos todos sem limites, com uma liberdade exagerada, acreditando que tudo pode. As pessoas nao tem mais tranquilidade nos seus lares, trabalho, lazer estamos presos em nossos lares tudo por causa da violencia.
Quando se fala em violência se pensa logo em favelas, miséria e a falta de oportunidades para com os jovens. Não podemos culpar só os politicos eu acho que a violência já se tornou um problema social. Falta incentivo por parte dos políticos sim, mas também falta a parte social e cabe a todos contribuir um pouco para diminuir tal problema que já ultrapassou todos os limites de tolerancia para com o próximo. Na verdade falta o amor nos coraçs das pessoas.
a violencia nao e um problema de nossos dias posto que dados historicos nos apresentam ao longo de milhares de anos as pessoas ate mesmo em nome da paz e da boa convivencia usa como soluçao as armas e as guerras.Porem isso nos leva a varias indagaçoes uma vez que e impossivel justificarmos a paz por meio da dor,sofrimento,morte ou seja por meio do caos .vale no entanto nos apercebermos de que a comunicaçao,dialogo,compreençao poderao ser ARMAS verdadeiraemnte eficazes nesse processo de paz entre os se

Crise Americana

Texto colaborativo produzido pela turma de Inclusão Digital.

A CRISE DA ECONOMIA AMERICANA

Veja o que a palavra de Deus diz sobre cobiça: cobiça frequentemente é acompanhada pela prosperidade e pode conduzir ao crime. A Bíblia diz em Tiago 4:1-2 “Donde vêm as guerras e contendas entre vós? Porventura não vêm disto, dos vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam? Cobiçais e nada tendes; logo matais. Invejais, e não podeis alcançar; logo combateis e fazeis guerras. Nada tendes, porque não pedis.”
As riquezas podem dar-nos atitudes erradas sobre as coisas materiais. A Bíblia diz em Lucas 12:15 “E disse ao povo: Acautelai-vos e guardai-vos de toda espécie de cobiça; porque a vida do homem não consiste na abundância das coisas que possui.
O amor ao dinheiro é a raiz de muitos males. A Bíblia diz em 1 Timóteo 6:10 “Porque o amor ao dinheiro é raiz de todos os males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.


Carlos Emerson Jr, no seu Blog, nos conta com detalhe através de um exemplo o que aconteceu com a economia americana:

Paul comprou um apartamento, no começo dos anos 90, por 300.000 dólares financiado em 30 anos. Em 2006 o apartamento do Paul passou a valer 1,1 milhão de dólares. Aí, um banco perguntou pro Paul se ele não queria uma grana emprestada, algo como 800.000 dólares, dando seu apartamento como garantia. Ele aceitou o empréstimo, fez uma nova hipoteca e pegou os 800.000 dólares.


Com os 800.000 dólares. Paul, vendo que imóveis não paravam de valorizar, comprou 3 casas em construção dando como entrada algo como 400.000 dólares. A diferença, 400.000 dólares que Paul recebeu do banco, ele se comprometeu: comprou carro novo (alemão) pra ele, deu um carro (japonês) para cada filho e com o resto do dinheiro comprou tv de plasma de 63 polegadas, 43 notebooks, 1634 cuecas. Tudo financiado, tudo a crédito. A esposa do Paul, sentindo-se rica, sentou o dedo no cartão de crédito.

Em agosto de 2007 começaram a correr boatos que os preços dos imóveis estavam caindo. As casas que o Paul tinha dado entrada e estavam em construção caíram vertiginosamente de preço e não tinham mais liquidez…

O negócio era refinanciar a própria casa, usar o dinheiro para comprar outras casas e revender com lucro. Fácil….parecia fácil.

Só que todo mundo teve a mesma idéia ao mesmo tempo. As taxas que o Paul pagava começaram a subir (as taxas eram pós fixadas) e o Paul percebeu que seu investimento em imóveis se transformara num desastre. (...)

Milhões de Pauls deixaram de pagar aos bancos os empréstimos que haviam feito baseado nos preços dos imóveis. Os bancos haviam transformado os empréstimos de milhões de Pauls em títulos negociáveis. Esses títulos passaram a ser negociados com valor de face. Com a inadimplência dos Pauls esses títulos começaram a valer pó.

Bilhões e bilhões em títulos passaram a nada valer e esses títulos estavam disseminados por todo o mercado, principalmente nos bancos americanos, mas também em bancos europeus e asiáticos.

Os imóveis eram as garantias dos empréstimos, mas esses empréstimos foram feitos baseados num preço de mercado desse imóvel… Preço que despencou. Um empréstimo foi feito baseado num imóvel avaliado em 500.000 dólares e de repente passou a valer 300.000 dólares e mesmo pelos 300.000 não havia compradores. (...)

Com a inadimplência dos milhões de Pauls, os bancos pararam de emprestar por medo de não receber. Os Pauls pararam de consumir porque não tinham crédito. Mesmo quem não devia dinheiro não conseguia crédito nos bancos e quem tinha crédito não queria dinheiro emprestado. O medo de perder o emprego fez a economia travar. Recessão é sentimento, é medo. Mesmo quem pode, pára de consumir. ”

Baseado no texto acima faça seus comentários sobre o que está acontecendo na economia globalizada.

não devemos nos preocuparmos com essa crise financeira pela qual o mundo esta envolvido é uma coisa passageira não a curto prazo mas vai passar .


o modelo que aí estar precisa ser melhorado ,mas o medo de todos está no colapso da nossa economia e da perda do estabilidade vivida economicamente e assim os bancos com receio da inadimplência ,mesmo tendo dinheiro não empresta,ocasionando um efeito cascata . Logo para economia girar o dinheiro tem que correr ,para gerar mais dinheiro,como o ditado popular " o rio só corre para o mar "( pollyanna)


A economia parece-nos, num primeiro momento, uma palavra distante da nossa realidade, mas o que sentiremos no futuro próximo (caso ela se prolongue) será efeito do que está se passando hoje. Até agora o que vimos, lemos e ouvimos são comentários feitos por "especialistas" - comentaristas econômico que se dizem bom entendedores do assunto - mas, que de fato, não nos deixa mais tranqüilo, pois sabemos que mais cedo ou mais tarde, quer queiramos ou não, tudo o que acontece lá fora nos atingirá. O certo é que embora estejamos fisicamente distante dos acontecimentos, o mundo dito "globalizado", e aí entramos nesse meio, as coisas acontecem como uma tsuname. Se algo acontece num lugar, mais cedo ou mais tarde o impacto ou o efeito dessa onda chegará a todos os pontos do planeta, quer tenhamos culpa ou não. O caso interessante é existem polos em paises desenvolvidos que são muitos bons para sugar o que de bom existe nesse mundo globalizado e explorar ao máximo, puxar para sí o que for bom e o que for ruim globalizar. Isto é, dividir com os outros...e quem quizer que aguente. (erivaldo)


Com a globalização, os problemas que surgem tomam proporções gigantescas, e nos afetam diretamente,nos deixando impossibilitados de agir frente a crise financeira mundial. Por causa da globalização qualquer atitude tomada sem planejamento adequado pode se tornar um desastre mundial.

Prova disto é que a crise financeira nos Estados Unidos afetou drasticamente os bancos nacionais da Islândia, país que fica a milhares de quilômetros de distância. Pessoas, empresas, governos nacionais, etc, todos foram afetados pela ganância, especulação financeira promovida pelos norte-americanos.




O mundo têm colocado seus olhos, suas esperanças em Obama.Será que ele é mesmo essa poderosa tábua de salvação?

Acredito que a origem de todos males é o egoísmo. Quando a humanidade conseguir eliminar este mal, os governantes não deixaram tais crises acontecerem, poderemos ter uma população mais confiante em si, e nos governantes. C
om tantos investimentos, os Estados Unidos pareciam invencíveis, as reservas financeiras aumentavam cada vez mais. Se os títulos não tivessem perdido seus valores, eles nunca iriam distribuir os lucros, como nunca distribuíram ,mas como deu errado, todos têm que pagar a conta. Parece que todos governantes rezam em uma cartilha, e não dizem ou fazem absolutamente nada, apenas pedem a população para continuar comprando, mas pagas como?(Carlos Luís)