A CRISE DA ECONOMIA AMERICANA
Veja o que a palavra de Deus diz sobre cobiça: cobiça frequentemente é acompanhada pela prosperidade e pode conduzir ao crime. A Bíblia diz em Tiago 4:1-2 “Donde vêm as guerras e contendas entre vós? Porventura não vêm disto, dos vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam? Cobiçais e nada tendes; logo matais. Invejais, e não podeis alcançar; logo combateis e fazeis guerras. Nada tendes, porque não pedis.”
As riquezas podem dar-nos atitudes erradas sobre as coisas materiais. A Bíblia diz em Lucas 12:15 “E disse ao povo: Acautelai-vos e guardai-vos de toda espécie de cobiça; porque a vida do homem não consiste na abundância das coisas que possui.”
O amor ao dinheiro é a raiz de muitos males. A Bíblia diz em 1 Timóteo 6:10 “Porque o amor ao dinheiro é raiz de todos os males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.”
Carlos Emerson Jr, no seu Blog, nos conta com detalhe através de um exemplo o que aconteceu com a economia americana:
“Paul comprou um apartamento, no começo dos anos 90, por 300.000 dólares financiado em 30 anos. Em 2006 o apartamento do Paul passou a valer 1,1 milhão de dólares. Aí, um banco perguntou pro Paul se ele não queria uma grana emprestada, algo como 800.000 dólares, dando seu apartamento como garantia. Ele aceitou o empréstimo, fez uma nova hipoteca e pegou os 800.000 dólares.
Com os 800.000 dólares. Paul, vendo que imóveis não paravam de valorizar, comprou 3 casas em construção dando como entrada algo como 400.000 dólares. A diferença, 400.000 dólares que Paul recebeu do banco, ele se comprometeu: comprou carro novo (alemão) pra ele, deu um carro (japonês) para cada filho e com o resto do dinheiro comprou tv de plasma de 63 polegadas, 43 notebooks, 1634 cuecas. Tudo financiado, tudo a crédito. A esposa do Paul, sentindo-se rica, sentou o dedo no cartão de crédito.
Em agosto de 2007 começaram a correr boatos que os preços dos imóveis estavam caindo. As casas que o Paul tinha dado entrada e estavam em construção caíram vertiginosamente de preço e não tinham mais liquidez…
O negócio era refinanciar a própria casa, usar o dinheiro para comprar outras casas e revender com lucro. Fácil….parecia fácil.
Só que todo mundo teve a mesma idéia ao mesmo tempo. As taxas que o Paul pagava começaram a subir (as taxas eram pós fixadas) e o Paul percebeu que seu investimento em imóveis se transformara num desastre. (...)
Milhões de Pauls deixaram de pagar aos bancos os empréstimos que haviam feito baseado nos preços dos imóveis. Os bancos haviam transformado os empréstimos de milhões de Pauls em títulos negociáveis. Esses títulos passaram a ser negociados com valor de face. Com a inadimplência dos Pauls esses títulos começaram a valer pó.
Bilhões e bilhões em títulos passaram a nada valer e esses títulos estavam disseminados por todo o mercado, principalmente nos bancos americanos, mas também em bancos europeus e asiáticos.
Os imóveis eram as garantias dos empréstimos, mas esses empréstimos foram feitos baseados num preço de mercado desse imóvel… Preço que despencou. Um empréstimo foi feito baseado num imóvel avaliado em 500.000 dólares e de repente passou a valer 300.000 dólares e mesmo pelos 300.000 não havia compradores. (...)
Com a inadimplência dos milhões de Pauls, os bancos pararam de emprestar por medo de não receber. Os Pauls pararam de consumir porque não tinham crédito. Mesmo quem não devia dinheiro não conseguia crédito nos bancos e quem tinha crédito não queria dinheiro emprestado. O medo de perder o emprego fez a economia travar. Recessão é sentimento, é medo. Mesmo quem pode, pára de consumir. ”
Baseado no texto acima faça seus comentários sobre o que está acontecendo na economia globalizada.
não devemos nos preocuparmos com essa crise financeira pela qual o mundo esta envolvido é uma coisa passageira não a curto prazo mas vai passar .
o modelo que aí estar precisa ser melhorado ,mas o medo de todos está no colapso da nossa economia e da perda do estabilidade vivida economicamente e assim os bancos com receio da inadimplência ,mesmo tendo dinheiro não empresta,ocasionando um efeito cascata . Logo para economia girar o dinheiro tem que correr ,para gerar mais dinheiro,como o ditado popular " o rio só corre para o mar "( pollyanna)
A economia parece-nos, num primeiro momento, uma palavra distante da nossa realidade, mas o que sentiremos no futuro próximo (caso ela se prolongue) será efeito do que está se passando hoje. Até agora o que vimos, lemos e ouvimos são comentários feitos por "especialistas" - comentaristas econômico que se dizem bom entendedores do assunto - mas, que de fato, não nos deixa mais tranqüilo, pois sabemos que mais cedo ou mais tarde, quer queiramos ou não, tudo o que acontece lá fora nos atingirá. O certo é que embora estejamos fisicamente distante dos acontecimentos, o mundo dito "globalizado", e aí entramos nesse meio, as coisas acontecem como uma tsuname. Se algo acontece num lugar, mais cedo ou mais tarde o impacto ou o efeito dessa onda chegará a todos os pontos do planeta, quer tenhamos culpa ou não. O caso interessante é existem polos em paises desenvolvidos que são muitos bons para sugar o que de bom existe nesse mundo globalizado e explorar ao máximo, puxar para sí o que for bom e o que for ruim globalizar. Isto é, dividir com os outros...e quem quizer que aguente. (erivaldo)
Com a globalização, os problemas que surgem tomam proporções gigantescas, e nos afetam diretamente,nos deixando impossibilitados de agir frente a crise financeira mundial. Por causa da globalização qualquer atitude tomada sem planejamento adequado pode se tornar um desastre mundial.
Prova disto é que a crise financeira nos Estados Unidos afetou drasticamente os bancos nacionais da Islândia, país que fica a milhares de quilômetros de distância. Pessoas, empresas, governos nacionais, etc, todos foram afetados pela ganância, especulação financeira promovida pelos norte-americanos.
O mundo têm colocado seus olhos, suas esperanças em Obama.Será que ele é mesmo essa poderosa tábua de salvação?
Acredito que a origem de todos males é o egoísmo. Quando a humanidade conseguir eliminar este mal, os governantes não deixaram tais crises acontecerem, poderemos ter uma população mais confiante em si, e nos governantes. C
om tantos investimentos, os Estados Unidos pareciam invencíveis, as reservas financeiras aumentavam cada vez mais. Se os títulos não tivessem perdido seus valores, eles nunca iriam distribuir os lucros, como nunca distribuíram ,mas como deu errado, todos têm que pagar a conta. Parece que todos governantes rezam em uma cartilha, e não dizem ou fazem absolutamente nada, apenas pedem a população para continuar comprando, mas pagas como?(Carlos Luís)
Gostei
ResponderExcluir