Ética
Assistindo ao vídeo da Tv Escola do grupo DVD 1 na pasta 6 sobre ética , cujo o nome do filme é violência, obtivemos o gráfico abaixo:
Pelo dados do gráfico, em cada grupo de 100 mil habitantes, para cada 1 homicídio Japonês corresponde a 99 homicídios no Brasil. O que justifica tanta violência ?
Quais são as causa que levam o nosso país a uma estatística tão vergonhosa?
Será que nós também somos culpados por tal violência?
O que estamos fazendo para minimizá-la? Segundo o apresentador, na imagem abaixo nos deixam um recado: “ Ninguém é obrigado a ter razão, mas todos são obrigados a respeitar os
demais” é essa diferença que nos faz violento - a falta de respeito para com o próximo; no momento em que seguirmos o mandamento que nos foi dado pelo Senhor Jesus Cristo “Amar a Deus sobre todas as coisa e ao próximo como a ti mesmo” estaremos deixando de lado esse nosso egoísmo de acharmos que somente nós temos razão e de que os outros estão sempre errados e, só nós temos a razão e que por isso temos o direito de passarmos por cima de tudo e todos. Falta-nos ouvirmos mais os outros e nos colocarmos no lugar dele para que possamos analisar se gostarímaos de ser tratada daquela maneira.
Assistia ao vídeo que está salva na pasta Vídeos da TV escola do computador de sua escola e façam um questionamentos sobre as principais causa da violência e as diversas modalidades
A causa da violência como o texto afirma é o egoismo das pessoas que só pensam em si mesmas, a ganância de querer ter a qualquer preço, mesmo que seja prejudicando, fazendo mal, ou matando. Não podemos esquecer que todos nós contribuímos com essa violência, de uma forma, ou de outra, porque fazemos parte dessa sociedade individualista, em que ninguém se importa com o próximo.
Certamente, com uma coisa todos concordam que para resolver esse problema da violência a solução mais eficaz e a EDUCAÇÃO, pois uma sociedade educada bem informada saberá escolher uma política e políticos.
A violencia esta causando um grande mal á humanidade, por isso é falta de amor ao proximo,as pessoas estão se matando por um punhado de dinheiro, devemos ser solidario com nossos irmãos e fazer o que jesus nos ensinou.A sociedade está cada vez mais longe de conquistar as melhoras. Aliás tem muitas causas, a corrupçao dos politicos por exemplo, que ganhar as eleiçoes de qualquer jeito sem se importar com as pessoas honestas, nem que machuque os mais fracos.
Sempre que se fala em miséria ou violência no Brasil, aparecem estudiosos e artistas na Tv apelando para tolerância e bondade das pessoas. Como se a população trabalhadora e honesta do Brasil fosse pior do que as de outros países, como se nós não respeitássemos ou fôssemos piores que o resto da humanidade. Na verdade, o que ocorre no nosso pais é fruto da má administração política e de uma justiça que não pune. O cidadão comum paga impostos e não são poucos, o equivalente ao cidadão inglês ou alemão, nós fomos criados pelo mesmo pensamento ocidental de ética cristã, por isso nao se justifica dizer que a violência é fruto da tolerância do cidadão. A incidência de crimes no Brasil, não se resume a crime contra negros, homossexuais ou diferenças religiosas. Ela é fruto da certeza da ausência de punições e fiscalização. Como o cidadão comum pode aplicar o mandamento da lei de Deus - amai uns aos outros - ao bandido que lhe pede a carteira, ou com o traficante que lhe droga o filho? Ora nós somos bastante tolerantes, principalmente com os maus políticos e com a bandidagem. Já somos tolerantes porque silenciamos e nos omitimos, essa é a única culpa, se nós temos alguma, pois não é fato que eles estão lá nos representando, representando nossos interesses? Então porque não fazem o que compete a eles e não a nós cidadãos, como nós podemos colocar mais policiais nas ruas, como podemos iluminá-las, garantir que os bandidos sejam presos e permaneçam lá até cumprirem suas penas? O cidadão precisa, pelo que contribui, de tranquilidade para se deslocar para o trabalho, sabendo que seus bens: materiais, fruto do trabalho árduo e honesto, e humanos estão seguros. (Jesiane)
A violencia e um dos piores males da sociedade atual; filhos matando pais; pais matando filhos, nenhum respeito
ao ser humano.
Devemos respeitar e ser solidarios aos outros. Essa nova geraçao, crianças, jovens e adultos todos sem limites, com uma liberdade exagerada, acreditando que tudo pode. As pessoas nao tem mais tranquilidade nos seus lares, trabalho, lazer estamos presos em nossos lares tudo por causa da violencia.
Quando se fala em violência se pensa logo em favelas, miséria e a falta de oportunidades para com os jovens. Não podemos culpar só os politicos eu acho que a violência já se tornou um problema social. Falta incentivo por parte dos políticos sim, mas também falta a parte social e cabe a todos contribuir um pouco para diminuir tal problema que já ultrapassou todos os limites de tolerancia para com o próximo. Na verdade falta o amor nos coraçs das pessoas.
a violencia nao e um problema de nossos dias posto que dados historicos nos apresentam ao longo de milhares de anos as pessoas ate mesmo em nome da paz e da boa convivencia usa como soluçao as armas e as guerras.Porem isso nos leva a varias indagaçoes uma vez que e impossivel justificarmos a paz por meio da dor,sofrimento,morte ou seja por meio do caos .vale no entanto nos apercebermos de que a comunicaçao,dialogo,compreençao poderao ser ARMAS verdadeiraemnte eficazes nesse processo de paz entre os se
Nenhum comentário:
Postar um comentário